Data: 10-12-2013
Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)
Avaliador: Laila Araujo
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: Laila Araujo
Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo
Especialista(s): Marcus Nadruz
Justificativa
Espécie endêmica do estado da Bahia (Sakuragui et al., 2013), onde é encontrada na região da Chapada Diamantina, nos municípios de Barra da Estiva e Lençóis (Temponi et al., 2009), também em Palmeiras (CNCFlora, 2013). Ocorre no Parque Nacional da Chapada Diamantina (Sakuragui et al., 2005). Apresenta AOO de 32 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. Erva epifítica, rupícola, ocorre em Campos Rupestres em afloramentos rochosos e perto de rios (Sakuragui et al., 2005). A área de distribuição da espécie sofre diretamente com os impactos causados pelo recorrente turismo desordenado, pela mineração, pelo aumento na frequência dos incêndios em função principalmente da implementação de pastagens para criação de gado (Spinola, 2005), pela introdução de espécies invasoras e pela silvicultura (Ribeiro et al., 2005). As ameaças incidentes têm como reflexo o declínio contínuo da EOO, AOO, qualidade do hábitat e das subpopulações. Assim sendo, medidas de controle e monitoramento das ameaças incidentes são necessárias para a manutenção da espécie na natureza.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Philodendron pachyphyllum K.Krause;
Família: Araceae
Espécie descrita pela primeira vez em Pflanzenr. (Engler) 4, Fam. 23 Db: 99. 1913. É semelhante a P. cipoense, sendo bem diferenciada pelas nervuras laterais primárias e interprimárias, folhas conduplicadas e pela distribuição geográfica, ocorrendo restritamente na Chapada Diamantina, Bahia, enquanto que P. cipoense ocorre na Cadeia do Espinhaço, em Minas Gerais (Sakuragui et al., 2005).
Endêmica do estado da Bahia (Sakuragui et al., 2009), ocorre nos municípios de Barra da Estiva, Lençóis, na Chapada Diamantina (Temponi et al., 2009) e Palmeiras (H.P. Bautista 1349). Há também o registro de coleta no Estado de Minas Gerais, na Serra do Espinhaço. Ocorre entre 400 m (Sakuragui et al., 2005) e 1.500 m de altitude (Irwin et al. 29033).
Caracteriza-se por erva; epilítica (Sakuragui et al., 2005); rupícola (Sakuragui et al., 2009); ocorre em afloramentos rochosos em Campos Rupestres ou perto de rios (Sakuragui et al., 2005).
A floração da espécie ocorre entre outubro e dezembro (Sakuragui et al., 2005).
1.3 Tourism & recreation areas
Incidência
regional
Severidade
medium
Detalhes
O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui status de Unidade de Conservação de proteção integral mas, ao mesmo tempo, sofre com a ameaças constantes da ação predatória dos turistas, sendo o principal destino ecoturístico da Bahia e um dos mais visitados do Brasil (Spinola, 2005).
3.2 Mining & quarrying
Incidência
regional
Severidade
high
Detalhes
O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui status de Unidade de Conservação de proteção integral mas, ao mesmo tempo, sofre com a ameaças constantes dos garimpeiros (Spinola, 2005).
7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência
regional
Severidade
medium
Detalhes
O Parque Nacional da Chapada Diamantina sofre frequentemente com incêncio e a origem desses incêndios é diversa; o Ibama afirma que trata-se de atos criminosos, atribuídos, além dos criadores de gado, aos moradores do parque e a pessoas desavisadas que se descuidam com as cinzas dos cigarros (Spinola, 2005).
3.2 Mining & quarrying
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
Ao sul da Serra do Espinhaço está o Quadrilátero Ferrífero, local de atividade mineradora em expansão (Santos, 2010).
2 Agriculture & aquaculture
Incidência
regional
Severidade
medium
Detalhes
No município de Conceição do Mato Dentro, na Serra do Espinhaço, há grande pressão de silvicultura (Ribeiro et al., 2010).
8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência
local
Severidade
medium
Detalhes
No município de Conceição do Mato Dentro, na Serra do Espinhaço, há grande pressão de espécies invasoras, principalmente de braquiárias usadas nas pastagens (Ribeiro et al., 2010).
1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Chapada Diamantina (Sakuragui et al., 2005).
CNCFlora. Philodendron pachyphyllum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Philodendron pachyphyllum
>. Acesso em .
Última edição por Lucas Moulton em 07/11/2014 - 15:57:03